Detran/RS inicia reciclagem de veículos e sucatas em Novo Hamburgo

Veículos e sucatas abandonados no Centro de Remoção e Depósito de Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, 1825), começaram a ser descontaminados para destinação à reciclagem. Após a retirada das baterias, extintores e todos os fluidos potencialmente poluidores, 850 carros, 450 motos e 15 veículos pesados que lotam o depósito do município serão compactados e triturados, transformando-se em matéria-prima para a indústria. O projeto de reciclagem de veículos e sucatas é feito de forma sistemática no Estado desde 2010 e tornou-se referência nacional.

O trabalho com as plataformas móveis de descontaminação e compactação acontece no pátio do CRD e se encerra com a trituração na siderúrgica. Depois de Novo Hamburgo, estão previstas reciclagens em Cachoeirinha (setembro), Gravataí (outubro) e Santa Vitória do Palmar (novembro).

São destinados à trituração veículos e sucatas abandonados em depósito há mais de dois anos e que não podem ser leiloados por restrições administrativas, judiciais e/ou policiais. Sem condições de segurança para circular e com impeditivos legais para a comercialização de peças, esses bens são classificados como material inservível. Atualmente são 36 mil veículos nessa situação nos 181 Centros de Remoção e Depósito (CRDs) em atividade em todo Estado.

O processo de reciclagem

A reciclagem é realizada por empresa especializada e supervisionada por servidores do Detran/RS. Primeiramente, o veículo passa por uma plataforma descontaminadora que retira os materiais potencialmente poluidores: fluídos; catalisador; cilindro de GNV e bateria. Depois disso, os veículos são compactados para impedir o reaproveitamento de partes e peças, reduzir seu volume e os custos com transporte.

Na fase seguinte, no pátio da siderúrgica, o material compactado é triturado e o restante (plástico, borracha, metal) é separado através de esteiras magnéticas e banhos químicos. A sucata metálica passa, por fim, pelo processo de fundição, tornando-se matéria-prima para a indústria.

 

Fonte: Detran/RS - Publicado em 08/09/2014