Proprietários de veículos poderão receber informações do Detran/RS pelo celular

Nesta Semana Nacional de Trânsito, o Detran/RS começará a se comunicar com os proprietários de veículos por celular e e-mail. A partir desta sexta-feira (23), quem for a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) abrir um serviço terá a oportunidade de deixar seu número de telefone celular e seu endereço de e-mail para passar a receber informações sobre o andamento da documentação. Na sequência, receberá um SMS com um código para validar as informações prestadas.

Esse é o primeiro passo para um grande planejamento de atendimento digital que começa a ser implantado pelo Detran/RS, com base em um cadastro de celulares e de e-mails autorizados pelos principais interessados. Nessa linha, somente poderão ser fornecidas as informações do proprietário do veículo, e não de procuradores. 

A modernização e agilidade na entrega de informações aos usuários é uma iniciativa que se integra à Semana Nacional de Trânsito. O Detran/RS atende hoje cerca de 150 mil proprietários de veículos por mês em seus CRVAs, o que permite uma expectativa de ampla coleta de números de telefones celulares e de endereços de e-mails em relativamente pouco tempo. Em um segundo momento, quem abrir serviços de habilitação de condutores também terá a mesma oportunidade.

Mais projetos de modernização

Em breve dois outros projetos digitais entrarão em funcionamento buscando aperfeiçoar os serviços ao cidadão. Estará sendo iniciada a qualificação do processo de habilitação pela coleta das digitais em Porto Alegre. A biometria será implantada em todas as etapas do processo de habilitação, integrada ao controle eletrônico e à filmagem de aulas e provas. Neste primeiro momento, estão sendo instalados os equipamentos e realizada a captura na abertura do processo. 

O Detran/RS também estréia no Login Cidadão, espécie de “identidade digital” que oferece acesso aos serviços do Governo do Estado, com consultas às informações sobre a habilitação e os veículos de propriedade da pessoa cadastrada. O objetivo é permitir o acesso aos serviços digitais do Governo do Estado. Sua utilização é exclusivamente para fins pessoais, não sendo permitida a utilização em nome de terceiros ou com a finalidade de obter informações de terceiros. A iniciativa promove a desburocratização e a integração de sistemas, diminui a possibilidade de fraudes e padroniza o acesso às bases de dados do Estado.

Fonte: Detran/RS - Publicado em 22/09/2016