Autoridades de trânsito orientam estrangeiros que viajam de carro ao país

Com uma série de mudanças na legislação brasileira de trânsito, autoridades de trânsito buscam orientar os estrangeiros que viajam de carro ao país. Além do material informativo que será distribuído nos postos de migração, publicidade em redes sociais e divulgação na mídia dos países vizinhos, o Detran/RS colocou no ar o hotsite http://informaciones.detran.rs.gov.br/ que reúne todas as informações importantes em espanhol.

Preocupadas também com a impunidade, as autoridades reforçarão a fiscalização. Desde 2012, o estrangeiro com multas pendentes não pode sair do país com o veículo até que essas sejam quitadas.  As pendências de multas podem ser de anos anteriores, às vezes de antigos proprietários. Por isso, mesmo que o motorista nunca tenha vindo ao Brasil, o Detran/RS está orientando que consultem a placa do veículo antes de viajar pois para ingressar e sair do país não pode ter registro de multas pendentes sobre o veículo.

Legislação

As autoridades brasileiras alertam os condutores estrangeiros sobre as diferenças nas legislações de trânsito dos países do Mercosul, especialmente se tratando de equipamentos obrigatórios, álcool e velocidade. Houve mudanças na legislação brasileira. Desde 08 de julho, o farol baixo é obrigatório nas rodovias brasileiras, mesmo durante o dia.

Uma das principais diferenças na legislação dos países vizinhos é o limite permitido de consumo de álcool para conduzir. O Brasil é o único país da América do Sul onde esse limite é zero. O site explica as implicações para o condutor que for flagrado no etilômetro, as consequências para quem se recusar a fazer o testeeee e em que situações o condutor pode também responder por crime de trânsito.

O limite de velocidade na maioria das rodovias brasileiras é de 80Km/h, mas há trechos de 60Km/h e 40Km/h, em função das aglomerações urbanas e nas vias sinalizadas deverá ser observada a sinalização através de placas. O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes. Por isso, os veículos são controlados por radares em grande parte das vias e, em algumas cidades, por fotossensores.

Fonte: Detran/RS - Publicado em 20/12/2016